Foto: Renan Mattos (Arquivo Diário)
A população de Cruz Alta já sente os efeitos da saída dos médicos cubanos do Programa Mais Médicos. Em três Estratégias de Saúde da Família (ESF) - Primavera, Lizabel e Fátima - não há mais estes profissionais a partir de hoje, pois as médicas cubanas, apesar de ainda estarem na cidade, estão impedidas de trabalhar.
Edital prevê 57 vagas pelo Mais Médicos para Santa Maria e região
- Ontem recebemos nota técnica da Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems) dizendo que os médicos e médicas cubanas não podem exercer a medicina dentro do programa, visto que foi cancelado o vínculo Brasil x Cuba -, explica a secretária municipal de Saúde Débora Espiña.
Com isto a Secretaria Municipal de Saúde informa que não haverá atendimento médico nestas ESF´s quinta e sexta-feira. O restante dos atendimentos que incluem enfermagem, dentistas e nutricionistas seguem normalmente. Nestes dias, em caso de urgência e emergência, os pacientes devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
13 médicos cubanos encerram atividades em São Gabriel
Para a próxima semana a escala médica prevê atendimentos da seguinte maneira:
- Terça-feira pela manhã: ESF Fátima e ESF Primavera
- Quarta-feira pela manhã: ESF Primavera;
- Quarta-feira pela tarde: ESF Fátima;
- Quinta-feira pela manhã: ESF Primavera;
- Sexta- feira pela manhã: ESF Lizabel.
A secretária relata ainda que aguarda pelo edital de chamamento do Mais Médicos anunciado ontem pelo Ministério da Saúde que é direcionando primeiramente para médicos brasileiros, depois para médicos de outros países que queiram permanecer no Brasil, mediante revalidação do diploma, e cubanos que trabalham no Brasil com a condição de que estes peçam asilo político.
- Das três excelentes profissionais cubanas que atuavam em Cruz Alta, pelo menos uma já adiantou que não quer asilo. Isso ocorre pois ela não se considera exilada política -, destaca a secretária.
Cruz Alta tem edital de contratação de médicos aberto há algum tempo. Apenas um profissional mostrou interesse na vaga de 40 horas com salário de R$ 14 mil.
*Colaborou Janaína Wille